terça-feira, 7 de abril de 2009

PROJETOS DO SINDICATO RURAL BENEFICIAM AGRICULTORES DA REGIAO

AGROALT
O Programa AGROALT é uma ação de fortalecimento das cadeias produtivas e de promoção de produtos agrícolas da região do Alto Tietê. Através de uma rede de parcerias, estabelece uma série de ações estratégicas e integradas, numa verdadeira ação empresarial e associativista, fortalecendo a marca na região, fomentando canais de comercialização inovadores.No setor Empresarial o AGROALT está criando oportunidades de negócios entre os elos da cadeia produtiva oferecendo segurança, qualidade, preço justo e racionalização de custo numa política onde todos ganham.

No Setor Social o AGROALT está fortalecendo as atividades empresariais, garantindo a manutenção e ampliação de empregos, preservação do meio ambiente (através de atividades sustentáveis), oferecendo à população alimentos saudáveis, preços justos e o mais importante, o reconhecimento da região do Alto Tietê como um pólo de produção agrícola de pequeno porte.

Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Hortaliças, Caqui, Nêspera e Cogumelos da região do Alto Tietê.












A Região do Alto Tietê é o principal pólo produtor de hortaliças folhosas, caqui, nêspera e cogumelos do Estado de São Paulo. Para melhor atender o mercado varejista esses produtores vêm buscando uma diferenciação na qualidade de seus produtos e nos sistemas de distribuição e comercialização. O presente projeto procura potencializar esse processo através da preparação da cadeia produtiva para atender as demandas dos mercados mais exigentes.Este projeto de agronegócios focado na governança entre atores locais e não-locais, propiciando a criação de um ambiente propício à geração de negócios, desenvolvimento de novas formas de comercialização e que propiciem uma melhoria contínua de seus produtos e processos.O projeto piloto contemplará 200 produtores em uma região de mais de 5.000 produtores.Estas Cadeias Produtivas são formadas numa das pontas por uma produção pulverizada e fragmentada e na outra ponta por um varejo que precisa do mix dos produtos todos os dias. Os produtos são de altíssima perecibilidade onde a melhor qualidade acontece no momento da colheita.Alguns fatos negativos ocorridos estão gerando uma mudança na percepção de valor do atributo "segurança do alimento" quando o consumidor adquire esses alimentos. Essa mudança no comportamento do consumidor será positiva, desde que dois fatores estejam presentes: a troca constante de informações ao longo da cadeia produtiva e um agente da cadeia preparado para coordenar todo o processo produtivo. Para este fim, as atividades propostas consolidarão os grupos de produtores rurais que são acompanhados pelo programa SAI e já atingiram um patamar para desenvolvimento de projetos específicos, propiciarão o intercâmbio de informações, conhecimento, experiências e conceitos entre os atores, estimulará o desenvolvimento de novos produtos, técnicas e processos que aumentem a qualidade e a competitividade das cadeias produtivas agrícolas e proporcionará a capacitação do produtor, de técnicos e da mão-de-obra agrícola, elevando níveis de produtividade e eficiência, proporcionando a instalação e fixação de empresas ligadas ao setor, estimulando a presença de outros elos das cadeias produtivas e agregando valor à produção.

Informações: Sindicato Rural de Mogi das Cruzes - Rua Ipiranga, 1535 - Jardim SantistaMogi das Cruzes - SPCEP: 08730-000 Tel.: (11) 4724-8233 / 4724-8022

Nenhum comentário:

Postar um comentário